sábado, 30 de março de 2013

A Palette do AppInventor

Olá,

Hoje vamos falar da Palette que é apresentada quando voce inicia um novo projeto ou edita um projeto em andamento.
Bem, que opções há nela ?
Vamos lá , primeiro com a BASIC , que apresenta :


















Nela podemos ver e brevemente descreverei a função de cada :
Button - arraste e defina os botões que voce irá precisar na aplicação.
Canvas - um painel retangular útil em caso de necessidade de desenhar algo, ou animação.
Checkbox - se algo precisa ser "checado", bom para testar valores True(V) e False(F).
Clock - funções relacionadas a relógio. Observar que utiliza clock interno para cálculos (em Millis).
Image - como o nome diz, para display de imagens.
Label - definir labels para identificaçào de campos ,display de valores de variáveis, etc.
ListPicker - mostra valores de uma lista (pré-definida ou construída).
PasswordTextBox - se vc precisa de um campo de senha...
TextBox - para entrar com texto(o valor pode ser númerico também). muito útil...
TinyDB - um db interno onde pode-se manter valores associados a nomes de variáveis. Os valores são PERSISTENTES, ou seja mantidos no aparelho (a não ser que a aplicação seja reinstalada ou seja forçada a remoção do dados da aplicação).
Obs : Todos os itens tem PROPRIEDADES , que aparecem em Properties(ã direita na tela de desenvovimento) que serão definidas. Ex : Conteúdo inicial de um Textbox , tamanho do fonte, cor do fonte, se é visível ou não etc..

Depois temos a MEDIA onde aparece :













Camcorder - funcões relacionadas a gravação da camera do aparelho.
Camera  - se sua aplicação vai capturar uma foto , essa é uma das funcionalidades deste objeto.Arraste para sua aplicação e teste.
ImagePicker - inserir alguma imagem já disponível no aparelho.
Player - normalmente associado a um arquivo SOM ou VÍDEO (arraste o objeto Player, clique nele em Components e depois faça UPLOAD para que seu arquivo seja parte da aplicação).
Sound - para reprodução de um arquivo .mp3, por exemplo (o processo de UPLOAD é o mesmo do Player).
VideoPlayer - reproduzir um vídeo. formatos permitidos : Windows Media Video (.wmv) format, 3GPP (.3gp), or MPEG-4 (.mp4).

Mais abaixo aparece SOCIAL onde temos :













ContactPicker - para mostrar os CONTATOS registrados no aparelho.
EmailPicker - mostra os EMAILS registrados .
PhoneCall - faça uma chamada telefonica.Nas propriedades pode-se informar o número a ser chamado , ou no BLOCKS EDITOR será setado o valor que poderá ser capturado de um TextBox, de uma List .
PhoneNumberPicker - mostra os números dos contatos registrados no aparelho.
Texting - se sua aplicação irá ENVIAR ou RECEBER SMS , arraste este componente e trabalhe com suas propriedades e blocos (veja abaixo) :
- QUANDO receber a mensagem de texto , o que fazer?


- Procedimento para executar o ENVIODEMENSAGEM



- conteúdo da mensagem de texto



- seta o número para o qual enviar a mensagem






e por último, TWITTER, para utilizar funções deste aplicativo.

Veja a necessidade de sua aplicação e arraste os componentes necessários.Não esqueça das Propriedades e que funcionalidades serão necessárias na lógica da aplicação, esta que será desenvolvida no Blocks Editor...

No próximo post , continuaremos com mais funções disponíveis na Palette.

Até o próximo,

Germinaro

2 comentários:

  1. Olá! Gostei do material sobre o AppInventor! Faz tempo que eu pesquiso sobre ele, bem básico mais eficiente.

    ResponderExcluir
  2. Olá, existe a possibilidade de duplicar as screen, pois é um pouco cansativo arrastar cada item um por um, kk Obrigado.

    ResponderExcluir